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quinta-feira, 30 de agosto de 2012

REEDUCAÇÃO ALIMENTAR - A PRIMEIRA SEMANA

A reeducação alimentar iniciará o caminho para o sucesso logo na primeira semana, que é a mais difícil, por se tratar de uma desintoxicação.

Na segunda semana sim, com a inclusão de um pouco mais de carboidratos, a RA se torna um pouco menos drástica.

Permita-se nessa primeira semana uma disciplina e atenção maior. No final dessa semana, sendo seguida à risca, poderemos atingir uma meta de até menos 4 kg!!! Portanto, mãos à obra.

Cardápio da Primeira Semana


Procure estabelecer o que você poderá ter na sua geladeira nesses primeiros dias. Lembre-se a ideia aqui é mantermos os alimentos ricos em carboidratos fora da lista de compras.
Claro, sem os carboidratos o nosso organismo queima as gorduras, porém temos menos energia e, para que não sintam o cansaço excessivo, consumam o mínimo desses alimentos pela manhã.
Incluam o pão integral no café da manhã e, se possível, o arroz integral no almoço.
No jantar não devemos consumir alimentos que sejam raízes, como por exemplo a cenoura, mandioca, batata, batata doce, entre outros. Com exceção dos temperos, alho e cebola.
Fica a sugestão de consumirmos sopas no inverno e, saladas no verão.
O consumo de carne também deve ser bem consciente, aumentando o consumo de carnes brancas e limitando as vermelhas e os ovos à duas vezes na semana.

Café da manhã:

Café com adoçante e se for tomar leite, que seja o desnatado, duas fatias de pão de forma se for passar margarina, que seja a light e mesmo assim só um pouquinho. Utilize a ponta de uma faca para medir.

Caso esteja se perguntando, o pão é integral? eu respondo que pode ser, mas se usar o tradicional pão de forma não vai ter grande diferença, o variação calórica de um para o outro é muito pequena, quase desprezível, porém a saciedade do integral é maior que a da farinha branca.

Almoço:

Arroz, aqui vai uma dica preciosa, não lave o arroz, assim não precisará refoga-lo.
Coloque-o na panela, adicione 1 colher de café de óleo e tempero que desejar, leve ao fogo e espere os temperos se misturarem, ponha água para cobri-lo e tampe. Quando secar, se necessário, ponha mais água e termine o cozimento em fogo baixo. pode ser o normal ou integral, eu mesmo comecei pelo arroz branco.

No prato, duas colheres (de sopa não as de servir, viu? rsrs) de arroz, salada à vontade, lembrando que  não pode ter batatas, rabanetes, mandioca etc...nada que venha debaixo da terra, com exceção do alho e cebola que são temperos.

Quanto à saladas, o bom é ter variedades de cores, alface, rúcula, tomate, pimentão....

Opção de carne: qualquer carne grelhada ou assada, lembrando do limite de 2 vezes por semana a vermelha e os ovos!

Sobremesa: Frutas, melancia e melão podem ser ingeridas à vontade, as demais apenas uma unidade.Use o bom senso, não vá comer uma jaca, um abacate... rsss.

Para quem gosta de um cafezinho, pode, desde que seja com adoçante ou sem açúcar.

Lanche intermediário:

Frutas: vale a regra, melancia ou melão à vontade, ou uma maçã, banana.

Iogurte desnatado.

Jantar:

Para evitar a ingestão de carboidratos, deve- se comer saladas com uma ave ou peixe grelhado,  e no inverno uma boa sugestão são as sopas.

Ceia:

Frutas ou leite desnatado ou chá.


Observação: Refrigerantes, doces, frituras, estão proibidos.

É importante lembrar que a ingestão de água durante o dia é essencial  para aliviar àquela vontade de comer, além de hidratar o organismo, segue àquela velha regra, 02 litros de água por dia.






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